quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Polícia Civil divulga Balanço de Ações no Rio Grande do Sul



CAROLINE BICOCCHI/PALÁCIO PIRATINI/JC

Está previsto para janeiro de 2012 a penúltima etapa do curso de formação para 500 agentes


O governador Tarso Genro recebeu, nesta terça-feira (27), do Chefe de Polícia, delegado Ranolfo Vieira Júnior, o Balanço Anual das Ações da Polícia Civil. A apresentação ocorreu no Salão Negrinho do Pastoreio, no Palácio Piratini.


Na ocasião foram divulgados dados relativos ao ano de 2011 em várias áreas da instituição, bem como ações integradas dos órgãos de segurança. No vídeo entregue a Tarso foram salientadas conquistas importantes da instituição como a aposentadoria especial. Foram criados 1.541 novos cargos e houve promoção recorde de 1.352 servidores.

Também está previsto para janeiro de 2012 a penúltima etapa do curso de formação para 500 agentes na Academia de Polícia (Acadepol). De janeiro a novembro de 2011, 1.343 policiais foram capacitados em cursos da Acadepol e há a previsão de capacitação para outros 4.272 policiais em 2012, inclusive para a Copa de 2014.

A Polícia Civil, além de sua função de ofício, como investigação e operações, participou ativamente da vida da comunidade em ações sociais, em datas festivas, como Dia da Criança e Natal. As atividades foram realizadas na Capital e no Interior, como auxílio a creches e instituições carentes, distribuição de cestas de Natal, entre outras. O objetivo é aproximar a comunidade da instituição.

Durante o ano, a Polícia Civil realizou mais de 100 grandes operações, tais como: Dilúvio, Camisa 10, Cárcere Privado, Storm, Nascente, Regressus, Cartola, entre outras, na Capital. Já na Região Metropolitana também foram realizadas grandes operações como Cidade Segura, na área da 1ª Delegacia de Polícia Regional Metropolitana (DPRM), Paranóia, na região da 2ª DPRM e Reconquista, na 3ª DPRM. No Interior, destacaram-se, entre outras, a Operação Toca, em Caxias do Sul; Operação Pinhal, no Litoral, e Minuano, em Santa Maria.

Segundo Ranolfo Vieira Júnior, o sucesso das operações está diretamente ligado à qualidade do serviço de inteligência e de investigação da instituição, o que vêm antecipando os resultados positivos destas ações.

Também participaram da cerimônia ocorrida no Palácio Piratini o Secretário de Segurança, Airton Michels, o Subchefe de Polícia, delegado Ênio Gomes de Oliveira, diretores de departamento e de divisões, delegados, comissários, inspetores e escrivães.


De acordo com o Balanço Anual de Ações, foram 14.748 mandados de busca cumpridos no período de janeiro a novembro de 2011, e 25.443 adolescentes foram apreendidos pela Polícia Civil. A ação da Segurança Pública também resultou em 4.886 foragidos recapturados, 6.731 armas apreendidas, bem como 5,12 toneladas de maconha apreendidas, o que representa um aumento de 151,27%, além de 215,5 kg de cocaína e 254 kg de crack.

Os policiais civis, além das operações especiais e das investigações rotineiras, também realizaram várias ações fiscalizatórias em postos de gasolina, desmanches de veículos, de crimes ambientais, fiscais e crimes ligados à exploração sexual infantil, inclusive com participação na Balada Segura e Viagem Segura.

As ações da Polícia Civil resultaram em 675 mil ocorrências registradas, 24.808 flagrantes elaborados, 169.601 inquéritos policiais instaurados e 207.951 remetidos. No período, foram destinados R$ 422,6 milhões para investimento e custeio, que resultaram em construções, reformas e ampliações, bem como na aquisição de quatro delegacias itinerantes e um helicóptero.
Fonte: Jornal do Comércio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

lista

Postagens populares