segunda-feira, 26 de março de 2012

Policia Civil de Camaquã prende estelionatários do golpe do bilhete


Nedy Fatima Fisher
Foto: Divulgação  
A Polícia Civil de Camaquã prendeu em flagrante, no dia de hoje, as 12:30 horas, no centro da cidade, três indivíduos, um homem e duas mulheres logo após terem aplicado o Golpe do Bilhete em uma senhora, residente nesta cidade. 
Integrantes da quadrilha
Foto: Divulgação

 A Seção de Investigações da Delegacia de Polícia de Camaquã, na intenção de combater e de identificar os autores destes crimes, que seguidamente atuam em nossa cidade, montaram uma Força Tarefa para combater estes criminosos, passando a estudar e a fazer uma triagem de suas formas de atuação, os meios empregados, a forma com que escolhem suas vítimas, a quantidade de integrantes em cada golpe, a participação de cada um dos integrantes da Quadrilha. Com estes dados, foram realizadas trocas de informações entre outras Delegacias de Polícia, requisitando dados que contribuíram para a identificação dos autores de alguns golpes já aplicados. 

Nelci Terezinha Pires de Oliveira
Foto: Divulgação 

Na grande maioria das vezes, os golpistas escolhem pessoas idosas como vítima, então um dos integrantes da quadrilha, se passando por uma pessoa humilde e com pouco estudo, aborda a vítima e solicita ajuda para receber o prêmio da loteria, alegando algum motivo para não ir até a agência. Neste momento outro integrante se aproxima e oferece ajuda a esta pessoa humilde dizendo que poderá efetuar o recebimento do prêmio, instigando a vítima a se interessar pelo assunto. Uma bonificação em dinheiro é oferecido pela ajuda, porém a pessoa humilde exige como garantia algum valor em dinheiro que fique em seu poder, o qual vai ser devolvido, assim que o valor do prêmio seja recebido. Um dos golpistas, mostra que tem dinheiro e entrega para esta pessoa humilde, então a vítima acaba se convencendo de que está segura e pensando no bônus em dinheiro que irá receber, vai até a instituição bancária onde possui conta, sacando todo o valor que estiver disponível, o qual é entregue aos golpistas, que entregam para vítima um maço de papéis como se fossem notas de dinheiro, normalmente dentro de uma meia ou em um envelope, dizendo que aguarde até buscarem o premio. A vítima só percebe que caiu em um golpe, quando ninguém volta e ao olhar o envelope, vê que não esta guardando dinheiro e sim papel, sem valor algum. 

Jaime Vinicius Pires de Oliveira
Foto: Divulgação 

Objetos Apreendidos
Foto: Divulgação
Na manhã de hoje, a Seção de Investigação da Delegacia de Polícia de Camaquã, tinha a informação de que os golpistas estariam agindo em nossa cidade, então Policiais Civis foram dispostos, a pé próximo às agências bancárias e passaram a monitorar as pessoas. Outras duas equipes circulavam de carro monitorando os veículos com placas de outros municípios. Uma senhora foi abordada na esquina com Manoel da Silva Pacheco, por uma mulher e começaram a conversar, logo em seguida uma segunda mulher se aproximou e após mais alguns minutos, a vítima foi em direção ao banco Banrisul, sendo seguida pelas duas mulheres e por um homem. Os agentes da Delegacia de Polícia de Camaquã e da DPPA Camaquã, ficaram distribuídos entre a praça Donário Lopes, no interior da agência bancária e em frente às lojas Colombo, onde o veículo da quadrilha foi estacionado, um Vectra de cor branca, placas DTB-6056, da cidade de Passo Fundo. A Vítima, sem que percebesse, foi monitorada no interior da agência pelo homem, motorista do veículo, que ao constatar que o dinheiro foi sacado, saiu antes da vítima e avisou os outros estelionatários. A vítima foi até o interior da praça Donário Lopes, onde uma mulher a esperava e entregou a ela o dinheiro que havia sacado. A vítima foi orientada a esperar o retorno desta mulher que iria buscar o prêmio da loteria. Neste momento os Policiais Civis seguiam as duas mulheres e o homem, sendo que cada um deles caminhava por uma rua diferente, para não serem vistos juntos. As duas mulheres foram detidas ao chegarem no veículo Vectra. O homem que vinha logo atrás, percebeu a movimentação tentou fugir, fazendo voltas a pé pelas rua Zeca Neto, Manoel da Silva Pacheco, Luiza Maraninche e sendo detido ao entrar na rua Júlio de Castilhos. Todos foram encaminhados até a Delegacia de Polícia, inclusive a vítima, na intenção de identificar os estelionatários. O homem foi identificado como sendo Jaime Vinícius Pires de Oliveira, uma das mulheres, apresentava a identidade de Maria Lorena da Gama Vargas, porém após averiguação, foi constatado que o documento era falso e que seu nome verdadeiro era Nelci Terezinha Pires de Oliveira, mãe de Jaime, a qual está com Mandado de Prisão, vinculada como pessoa Procurada, pelos crimes de Estelionato. A mulher loira não apresentava documentos e negou-se a fornecer sua identificação, porém graças às informações compartilhadas com as outras Delegacias da Polícia Civil, no banco de dados foi localizada a foto desta mulher, a qual foi identificada como sendo Nedy Fátima Fisher. O perito Papiloscopista do Posto de Identificação de Camaquã, foi solicitado a colher as impressões digitais de todos os membros da quadrilha. Os estelionatários foram autuados em Flagrante pela DPPA Camaquã e serão encaminhados ao Presídio Estadual de Camaquã, onde permanecerão à disposição da Justiça. 
Carro usado pelos golpistas
Foto: Edurado Westphal/Camaquã Notícias


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

lista

Postagens populares