terça-feira, 5 de junho de 2012

Remédios para a asma agora são distribuidos gratuitamente

Começou ontem a distribuição gratuita de medicamentos para asma nas farmácias populares. A iniciativa deve beneficiar 800 mil pacientes em todo o país

Quem precisa utilizar medicação para asma pode contar agora com a distribuição de medicamentos gratuitos dentro do Programa Saúde Não Tem Preço, do Ministério da Saúde. Os remédios podem ser retirados nas próprias farmácias do governo federal e nas redes privadas conveniadas, identificadas pelo selo Aqui Tem Farmácia Popular.

Menina poderá se tratar

Será a solução para a dona de casa Fabiana dos Santos, 29 anos, dar início ao tratamento da filha, a pequena Thaís dos Santos, dez meses. Desde a semana passada, a menina já teve que fazer sessões de nebulização pelo menos duas vezes, e a mãe descobriu que ela tem asma e bronquite.

- Na noite passada ela não conseguiu dormir. Teve dificuldade de respirar, tosse, e o médico disse que ela vai precisar usar bombinha - explicou Fabiana.

Crianças são mais atingidas

Na faixa etária de Thaís - entre zero e seis anos de idade - a asma é uma das principais causas de internação hospitalar. Um dos objetivos da gratuidade da medicação é reduzir esse índice, beneficiando cerca de 800 mil pacientes por ano. São mais de 20 mil unidades de Farmácia Popular em todo o país - entre sedes administradas pelo governo e entidades privadas conveniadas - que devem distribuir os remédios de graça, de acordo com a portaria 1.146 do Ministério da Saúde, publicada ontem no Diário Oficial da União.

Para retirada dos produtos, basta apresentar documento com foto, CPF e a receita médica dentro do prazo de validade. Se o medicamento for para outra pessoa, é necessário CPF do paciente, receita e uma procuração.

Saiba mais

Medicamentos ofertados na rede privada

- Brometo de ipratrópio
- Dirpoprionato de beclometasona
- Sulfato de salbutamol

Medicamentos ofertados na rede própria

- Sulfato de salbutamol

Unidades

- No Estado, redes como Agafarma, Panvel e DrogaRio são conveniadas. Para saber se a farmácia participa do programa, basta verificar a presença do selo Aqui Tem Farmácia Popular.

- A rede Panvel informou que aguarda mais informações do Ministério da Saúde até o final da semana para saber como proceder a distribuição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

lista

Postagens populares